Remédio Para Nariz Entupido Que Funciona

By | 8 de fevereiro de 2021

Como aliviar nariz entupido? Ninguém suporta ficar com o nariz entupido. Mas você sabe por que isso acontece, como evitar e quais precauções deve tomar e qual melhor remédio para nariz entupido?

Um nariz entupido é uma inflamação da mucosa nasal. Isso causa desconforto respiratório, forçando o indivíduo a respirar pela boca.

No entanto, a respiração nasal é um pré-requisito fundamental para o funcionamento ideal das vias aéreas. Além disso, a obstrução nasal é um dos principais motivos de consultas com um médico.

Por que o nariz fica entupido?

Essa má passagem do fluxo de ar através da abertura nasal pode ser devida a um excesso de muco ou à presença de corpos estranhos dentro do organismo.

Neste post, você aprenderá:

  • O que é o nariz entupido;
  • Quais são os principais sintomas;
  • O que fazer para resolver o problema;
  • O que deve ser evitado;
  • Melhor Remédio Para Nariz Entupido
  • E quais os melhores remédios caseiros e alopáticos para essa condição.

nariz entupido

Afinal, quais são as causas do nariz entupido?

As causas de um nariz entupido covid são muitas. Na maioria dos casos, esse problema se deve ao resfriado, rinite ou sinusite.

Nas crianças, o nariz pode ficar entupido devido à presença de um corpo estranho introduzido em uma narina, que deve ser removido neste caso.

Mais raramente, também pode ser decorrente de certas patologias tumorais.

Qualquer pessoa pode ser afetada por congestão nasal, sendo que na maioria das vezes isso ocorre após contrair o vírus da gripe ou de contrair um resfriado.

Os seguintes fatores podem aumentar os sintomas de um nariz entupido:

  • Fumar ou viver em um ambiente onde outras pessoas fumam;
  • Ter alergias e não as tratar;
  • Ambiente muito seco;
  • Não se hidratar o suficiente.

Nariz entupido e congestão nasal não são contagiosos, mas os vírus que os causam podem ser. Portanto, é necessário aplicar as regras de higiene recomendadas nesses casos.

Em casos de rinite, o melhor que você pode fazer é procurar um médico!

O problema pode ser solucionado rápido e da melhor forma se você buscar por um profissional.

congestão nasal

Quais são os principais sintomas de uma congestão nasal?

A obstrução nasal é caracterizada pela impossibilidade de respirar pelo nariz, além de ele ficar escorrendo. É frequentemente acompanhado por outros sintomas que listamos logo abaixo. Confira!

  • Nariz entupido e muco : a produção de muco é uma defesa que permite a remoção de elementos estranhos (poeira, bactérias, etc.) com o simples assoar. Às vezes, essa superprodução de muco é problemática porque é muito espessa na consistência.
  • Nariz entupido e dor de garganta: se o excesso de muco vazar pela garganta, pode causar nasofaringite, uma doença que causa tosse e nariz entupido, dor de garganta. Às vezes, esses sintomas são acompanhados de uma pequena febre por 2 a 3 dias.
  • Nariz entupido pela manhã: esse sintoma pode ser devido ao ar muito seco no seu quarto, inflamação causada por ácaros, uma anormalidade como desvio do septo nasal.
  • Nariz entupido à noite: esse sintoma pode estar ligado a uma alergia ao pó da casa ou aos ácaros.
  • Nariz entupido com o corpo alongado: a posição deitada pode bloquear o nariz devido à inclinação do palato mole; nesse caso, você deve tentar manter a posição deitada de lado.
  • Nariz entupido permanentemente: uma alergia respiratória permanente é mais frequente com esse tipo de sintoma. Problemas respiratórios como asma também podem causar o mesmo sintoma.
  • Nariz entupido e escorrendo: também chamado de rinorréia, é um excesso de muco escorrendo. Sua aparência é clara no caso de uma alergia e espessa no caso de uma infecção.

Os principais sintomas do nariz entupido

Além da sensação dominante de nariz entupido crônica, outros sintomas podem acompanhar a congestão nasal. São eles:

  • Coriza clara e líquida;
  • Secreções espessas, amarelas e viscosas;
  • Nariz escorrendo;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no topo das bochechas e na testa;
  • O nariz sangra;
  • Espirros;
  • Comichão na garganta;
  • Distúrbios do sono;
  • Tosse e nariz entupido quando deita,
  • Ronco;
  • Tendência a respirar com a boca entreaberta.

O que fazer em caso de nariz entupido?

1- Lave o nariz com água “hipertônica”

Uma das maneiras mais eficazes de liberar as vias nasais é lavar o nariz com uma mistura de água e sal, um remédio para nariz entupido caseiro bem eficiente.

Ao injetar a água através dos canais, você não apenas pode descongestionar as vias, como também limpá-las e prevenir uma infecção.

O mesmo pode ser feito para um tratamento infantil de nariz escorrendo!

2- Óleos essenciais

Os óleos essenciais de eucalipto têm propriedades descongestionantes. Aproveite preparando uma inalação na proporção de duas gotas de óleo para cada copo de água, por 10 minutos. Faça de três a quatro vezes ao dia.

O que evitar quando estiver com o nariz entupido?

1- Evite ficar muito tempo sem beber água. Quando ficamos muito tempo se hidratar o corpo, o metabolismo para de funcionar direito e desacelera.

Por isso, se você estiver com o nariz entupido, vai levar ainda mais tempo para desentupir.

2- Não lavar o nariz pelo menos 3 vezes ao dia também é um erro que você não pode mais cometer. O ideal é que você lave de manhã, à tarde e à noite. Isso garantirá que suas vias nasais fiquem livres de corpos estranhos.

3- Evite dormir em ambientes secos demais. Se você tiver um umidificador de ambiente, ótimo, mas caso não tenha, simplesmente dormir com uma bacia de água perto já ajudará bastante.

4- Nunca deixe o ambiente todo fechado durante o dia. É importante que a sua roupa de cama tome um ar e sol todas as manhãs.

Além disso, se o seu problema está sendo causado por ácaros, é ainda mais importante manter o ambiente mais ventilado.

Remédio para nariz entupido: qual é o melhor e mais rápido?

Dos remédios alopáticos, um dos melhores Remédios Para Nariz Entupido e que funcionam de forma mais rápida é o Vick Vaporub, que pode ser encontrado na forma de gel, pomada, líquida ou até mesmo em pó, para que seja tomado na forma de um chá.

O Vick Vaporub não só resolve o problema do nariz entupido, como é eficiente para vários outros problemas e sintomas.

Porém, se você optar por uma metodologia caseira, há outras alternativas de remédios para nariz entupido naturais para resolver esse problema.

1- Suco de limão

O limão, rico em vitamina C e antioxidantes, é um precioso aliado contra resfriados. Algumas gotas de suco de limão no nariz e pronto!

Dilua o limão com um pouco de água e pulverize esta mistura de spray em sua cavidade nasal.

2- Beba água e chá de ervas

Hidratar ajuda a diluir o muco e reduzir a pressão nas vias nasais. Beber água ou chá de ervas ajudará a descongestionar o nariz. Faça um chá de gengibre com mel e limão e o resultado aparecerá em poucas horas!

Você também pode alternar com o chá de tomilho, que é muito bom para descongestionar o nariz. Plantas como camomila, tomilho selvagem, hortelã – pimenta ou folhas de alecrim também são conhecidas por serem eficazes contra o congestionamento.

chá para nariz entupido

Coloque essas ervas em água quente por dez minutos e adicionar mel se o resfriado for acompanhado de dor de garganta. Você pode beber 3 xícaras por dia.

Agora que você já sabe tudo sobre o nariz entupido, já saberá o que fazer da próxima vez em que estiver com esse sintoma e logo tomará a melhor ação para desentupir seu nariz congestionado rápido!

Portanto, aproveite para compartilhar essas dicas em suas redes sociais, e deixe o seu comentário abaixo, contanto para nós se você já usou outro método que também tenha sido eficiente para esse problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *